1º aniversário / 1ª experiência

15-03-2014 00:35

  A minha princesa mais nova estava prestes a fazer um aninho em Novembro de 2013 e eu queria muito ser eu a fazer o seu bolinho. Mas queria algo especial. Eis que surge a ideia da pasta de açucar / americana. Entre videos, e imagens, lá fui tendo umas ideias. Algo simples para começar...

Um bolo de laranja. Receita muito fácil e rápida. Com creme de ovo ( comprei já feito, numa loja de artigos de pastelaria)

Raspa de uma laranja ;sumo da laranja; 6 ovos; chávena e meia de açucar; chávena e meia de farinha; meia chávena de óleo; 1 colher sobremesa de fermento. 

Mistura-se tudo, bate-se até ficar um cremezinho. Forma untada com manteiga e farinha, e vai a forno a 170º por 30/45 minutos. 

Nada mais prático :)

Depois de desenformar e deixar arrefecer, abre-se o bolo a meio, e passa-se uma boa camada do creme de ovo, volta-se a fechar o bolo. E cobre-se com uma camadinha bem fininha do mesmo creme todo o bolo. Só assim, a pasta de açucar agarra.

A pasta de açucar comprei também já feita ( dá um pouco de trabalho fazer em casa), para cobrir todo o bolo, comprei em branco 500g, custa perto de 5 €, e para a decoração, comprei 250g de cor de rosa claro. Numa loja de chinês (para ficar mais barato), comprei os cortadores/moldes para fazer os corações. 

Gostava de ter tirado mais fotos, á preparação, mas só tirei mesmo ao resultado final. Pois não imaginava, vir a tornar públicas as minhas obras de arte. :)

A velinha comprei na loja de artigos para pastelaria, os laços aprendi a fazer através de um video no youtube, a faixinha á volta do bolo é super simples. Já agora, para recortar o excesso de pasta á volta do bolo, utilizei um cortador de pizza. 

Os restos de pasta, guardei, conservam muito bem, e posso precisar em breve.

A pasta de açucar não é um bicho de sete cabeças, mas também não é fácil. Deve ser esticada com cuidado, para não "rasgar", com um rolo de massa, em cima de algo plano coberto com maizena.

Deve ser colocada com cuidado, e bem alisada, para não criar bolhas. Há um alisador próprio, eu não o tenho, foi mesmo com as mãos. Para colar os corações, existe uma cola apropriada, mas eu utilizei, água. Molhava o dedo, passava no coração e colava, resulta muito bem. Os laços prendi com palitos.

Acho que ficou bonito. :) A minha filha adorou, e segundo os convidados, o bolo estava muito bom. Qualquer dúvida... perguntem...