Bolachas de manteiga com pasta de açucar...

23-03-2014 23:57

  Depois de andar a namorar as bolachinhas lindas que se vendem por aí... finalmente decidi me a arriscar. A receita das bolachas é simples.

200gr de margarina ( usei vaqueiro)

150gr de açucar

250gr de farinha de trigo (sem fermento)

1 ovo

A margarina deve  ser amolecida, não derretida. A seguir mistura-se com o açucar, bate-se suavemente, a seguir junta-se o ovo, e mexe-se novamente, adiciona-se a farinha  peneirada e envolve-se tudo  muito bem, sem bater. Até ficar uma massa homegenea e consistente.

Molda se uma bola, embrulha se num pouco de papel de aluminio, e leva se ao frio entre 30 a 60 minutos.

Depois de aguardar, polvilha se uma assadeira com farinha.

Na bancada, espalha se farinha, e estende se a massa, com o rolo. Depois é só cortas com moldes próprios, uma faca, ou a boca de um copo.

E vai se colocando as futuras bolachinhas :) na assadeira. Não convém encosta-las muito. A seguir vai ao forno, durante 6 a 10 minutos. Conforme a grossura das bolachas. Tendo em conta que quando começa a ganhar uma tonalidade dourada, estão prontas. Quanto mais tempo deixar, mais estaladiças ficam, e o ideal é não partirmos os dentinhos...

A seguir é deixar arrefecer, para decorar.

Atenção, eu quis decorar, mas elas são ótimas assim simples...

A decoração vai do gosto de cada um, eu utilizei pasta de açucar ( tinha sobras dos últimos bolinhos), mas estou desejosa de exprimentar o glacê real...

A pasta é os passos normais. Maizena na bancada, esticar com o rolo.Convém que fique fininha. E cortar como quisermos. A cola para fazer aderir a pasta ás bolachinhas deveria ser CMC,mas como é cara e eu sou muito prática, resolvi experimentar colar com brilho neutro. Aquele que vos falei, que se coloca em cima da ostia... mas uma vez tinha em casa, porque sobrou do bolo que fiz para o meu tio. E resultou muito bem. Aliás, fiquei super contente, porque o brilho é bem mais económico. Para colar pasta sobre pasta, podia usar água, mas já que estava com o brilho, usei em tudo...

O resultado não foi perfeito, nem de perto. As bolachinhas deveriam ter ficado mais molinhas, mas estavam muito boas... sim tão boas, que estavam, já não estão! Lol... E a decoração não é nenhuma obra de arte, mas ficou engraçado. Com prática a coisa vai lá...

Aqui ficam algumas fotos...

Estas não levaram decoração, pois já eram giras....

As meninas adoraram... a mais velha, prefere simples, a mais nova prefere a pasta... :) eu gosto delas por inteiro...