Empadão de Carne

20-05-2014 23:03

 Esta receita é um clássico da minha avó. :) Que eu adoro... É de comer e de chorar por mais... 

Aqui fica: 

500 gr de carne picada

1 cerveja

1 cebola

3 colheres de sopa de óleo

1 folha de louro

5/6 gotas de piripiri

150/200 ml  de água

Sal q.b.

Polpa tomate q.b.

Puré instantaneo (siga as intruções da embalagem)

2 ovos batidos

 

Começa por picar a cebola e levar ao lume a alourar com o óleo. 

Quando ficar transparente, acrescenta-se a água, o louro, o piripiri, o sal e a polpa de tomate (eu abuso, porque gosto de ver bem vermelhinha). 

Deixe levantar fervura. Adicione a carne. E deixe refogar por 30 minutos aproximandamente. 

Entretanto prepare o puré. Siga as intruções. 

Feitos os doisa preparados. Numa travessa de pirex, cubra o fundo com uma camada de puré. 

Se a carne tiver ficado com muito molho, coe. E distribua a carne em cima do puré. Agora, use o resto do puré para cobrir a carne. Tem que a tapar por completo. 

Por fim, verta os ovos previamente batidos em cima do preparado e espalhe uniformemente por todo. Leve ao forno aquecido a 180º entre 15 a 20 minutos, dependendo do forno.  Está pronto quando o ovo, tiver com aquela aspeto tostado. Não queimado :)

Na maior parte das casas, come-se apenas o empadão. Na minha, e porque fui habituada assim, comemos com arroz branco a acompanhar. 

Bom apetite...