O bolo do maridão...

15-03-2014 23:10

 O meu marido é sem dúvida uma das pessoas que me conhece melhor. Arriscaria a dizer que também o conheço melhor que ninguém. Faz-me feliz todos os dias, é um pai extraordinário. Daqueles que faz tudo que for necessário para ajudar com as meninas. Um romântico, dono de uma boa disposição e simpatia irrepreensivéis. Para o seu 29º aniversário, decidi eu mesma, criar o seu bolo. Desta vez, resolvi experimentar pela primeira vez fazer um bolo com dois andares. Coberto com pasta americana... Gostava de ter tirado fotografias á preparação, mas a verdade que fico tão concentrada que uma vez mais, só tirei ao resultado final. O bolo da base, foi um simples bolo de iogurte, com recheio e cobertura de doce de frutos silvestres. Um doce muito bom, aliás. Comprei no Continente ( desculpem a publicidade). O bolo do topo, era de chocolate. Muito fofo e saboroso. Coberto com creme de ovo.

Bolo de iogurte:

1 iogurte de morango;6 ovos; 2 chávenas de farinha; 2 ch. de açucar; meia ch. de óleo; 1 colher de sobremesa de fermento.

Mistura-se tudo e bate-se bem, verte-se na forma previamente untada e vai ao forno 45 min a 170º.

Bolo de chocolate:

Meia chávena de chocolate em pó, meia ch. de leite, meia ch. de óleo, 2 ovos, 1 ch. de farinha, 1 ch. de açucar, meia colher de sobremesa de fermento.

Mais uma vez segue-se todos os passos do primeiro bolo.

Depois, de bem arrefecidos, é hora de colocar os recheios/ coberturas.

No caso do bolo de iogurte, abri o a meio, e coloquei uma boa dose de doce de frutos silvestres, depois, voltei a fecha-lo. Cobri-o com o mesmo doce. O bolo de chocolate não levou recheio, apenas covertura de creme de ovo.

Entretanto, depois de espalhar a farinha maizena em cima do balcão, é tempo de esticar a pasta de açucar com o rolo, a parte de que menos gosto. Cansa os braços :) e não é fácil. Tem que ser feito com cuidado, para não rasgar... Estando bem esticada, podemos aproveitar o rolo para a levantar do balcão, depois cuidadosamente coloca-se por cima do bolo, e nesta fase, há que alisar bem. Preferencialmente com um alisador. Eu aliso mesmo com as mãos. E tenho conseguido. De seguida e com a ajuda do cortador de pizza, elimino o excesso que fica á volta do bolo, do qual faço uma bola, para usar na decoração.

Para apoiar um bolo no outro, recorri a tubos de PVC, por ficar mais económico, já que há apropriados para esse efeito. Os tubos são cortados á altura do bolo, e espetados no mesmo, com uma bocadinho de pasta de açucar embebida em água, faço uma espécie de cola, que vai ajudar a segurar melhor o bolo do topo. Que é colocado em cima do outro.

Para o rebordo dos bolos, pus as miúdas a fazerem bolinhas de pasta, elas divertiram-se e foram uma boa ajuda :)

As estrelinhas fiz com um cortador próprio (adquirido numa loja do chinês). Molho o dedo em água e passo nas decorações, para colar no bolo.

Para terminar peguei num pouco de pasta que transformei em pequenos cubos, que serviram de suportes para as velas. Velas tradicionais, que ficaram assim com um toque mais fino.

Gostei do resultado, e o meu amor também... não sou profissional, sendo que acho que me posso considerar de parabéns. Não ficou a 100 %, mas o importante é ir treinando. Os bolos, segundo os convidados estavam muito bons. Sou obrigada a concordar... Aqui ficam algumas fotos...